1/5

Código de Cultura Baucis Languages

Na Baucis Languages organizamos nossa ação dentro e fora da escola através do que se denomina sistema de cultura empresarial forte.

 

No entanto, o que significa “cultura forte”? 

 

Significa guiar-nos através de um conjunto de ideias e valores que não ficam apenas no papel, mas que aplicamos diariamente em nossa comunicação e ação. Que modela nossas decisões, nossos projetos e, em definitiva, na própria construção da empresa.

 

Sendo:

Código de Cultura Baucis Languages - PT.

E agora explicamos tudo isso em detalhe.

 

Missão 

 

Connecting you globally

 

Conectamos pessoas através dos idiomas em um ambiente global.

Visão

A Ágora Baucis

Uma ágora é um espaço onde as pessoas se encontram para aprender, fazer negócios, enfim, relacionar-se. 

Nós temos a visão de construir a Ágora Baucis, um coletivo que ultrapasse fronteiras e onde cada pessoa use os idiomas para impulsionar sua vida pessoal e profissional.

Valores

 

Hospitalidade

 

Você sabe de onde surgiu o nome Baucis Languages? Da Grécia Antiga. Refere-se à história de Filémon e Baucis, que é o mito grego da hospitalidade e da fidelidade.

 

Nele, um casal de anciãos, Filémon e Baucis, receberam a visita de  dois humildes viajantes que, na verdade, eram deuses disfarçados. 

 

Como prêmio, eles transformaram a pobre casa onde os anciãos moravam em um suntuoso templo e lhes propuseram formular um desejo.

 

Filémon e Baucis pediram que na hora de ir embora deste mundo, pudessem fazê-lo juntos, para que um não tivesse que deixar o outro sozinho. Depois de muitos anos felizes, quando o momento chegou, eles se converteram em duas árvores, que ficaram com seus galhos eternamente entrelaçados.

 

Pensamos que a história deles reflete perfeitamente aquilo que mais nos importa, isto é, que quem bata à nossa porta possa se sentir bem recebido e cuidado. A mesma história nos levou a adotar conscientemente a hospitalidade como valor fundamental e inclusive dar à nossa escola o nome de Baucis.


 

A regra de ouro: trate os outros como deseja ser tratado

 

Possivelmente seja a regra de boa convivência mais universal que se conhece. Aparece em muitas das grandes civilizações e é de grande eficácia para vincular às pessoas, por mais diferentes que elas sejam entre si.

 


 

Ideias Norteadoras

 

Trata-se de uma lista breve de ideias que são excelentes práticas de mercado e que nos ajudam a tomar decisões nos diferentes cenários do nosso trabalho, de maneira eficaz e com grande autonomia.

 

Na Baucis Languages as nossas Ideias Norteadoras são:


 

I. Cordialidade e técnica

 

Para obter os melhores resultados em qualquer tarefa junto a outras pessoas, qualquer profissional precisa conduzir com uma mão as habilidades técnicas e com a outra as relacionais (seja de clientes externos ou internos): cordialidade, respeito e um desejo genuíno de contribuir com o crescimento do outro. 

 

Do lado oposto, sabemos que as ações que se limitam a buscar o próprio proveito criam ambientes de escassez e falsa satisfação, enquanto as que incluem o desenvolvimento de outros produzem uma verdadeira multiplicação dos recursos e verdadeira satisfação.


 

II. Integrar consenso e diversidade

 

O Código de Cultura é apenas uma base mínima comum de ideias para conseguirmos remar todos na mesma direção com relação aos aspectos mais importantes da vida da empresa, mas permitindo ao mesmo tempo que cada indivíduo disponha do devido espaço para manifestar sua personalidade individual.

 

Desse modo, também desejamos e incentivamos a diversidade de caracteres, sensibilidades e pensamento daqueles que se relacionem com a Baucis Languages, respeitando de maneira equitativa as diferenças relacionadas com aspectos como raça, gênero, nacionalidade, pessoa com deficiência, orientação sexual e afetiva, religiosa, política, etc. 


 

III. Decidir com base em dados

Isso nos ajuda a tomar decisões mais justas e produtivas, para que possamos evitar os excessos próprios daquelas baseadas, por exemplo, em preferências puramente pessoais.

 

IV. Descobrir o sentido do que você faz

 

Poucas coisas nos permitem desprender uma energia tão potente na hora de agir do que sentir que aquilo que a gente realiza faz sentido para nós.

 

Desse modo, incentivamos a cada um de nossos colaboradores a descobrir o sentido maior e positivo de suas ações.

 

 

V. Trabalhar SMART

 

O método SMART de gestão de objetivos propõe que cada um deles seja Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal (o nome vem das siglas em inglês: Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Timely) e adoramos aplicá-lo. 


 

VI. Priorizar a qualidade

 

Temos total consciência de que é impossível sentir verdadeira satisfação pela obra realizada quando estamos cientes de que não a estamos fazendo com toda a qualidade e empenho que seríamos capazes. 

 

Por outro lado, você conhece alguém que tenha criado alguma coisa excepcional contentando-se com buscar uma qualidade mediana? A gente não. 

  

 

VII. Eliminar, simplificar, automatizar, delegar

 

Fórmula para conseguir mais com menos e criar ao mesmo tempo estruturas de trabalho dimensionáveis (isto é que, dada a necessidade, possam crescer rapidamente sem tensões insuperáveis). 

 

Desse modo, diante de qualquer processo podemos nos perguntar, nesta ordem: o que podemos eliminar, simplificar, automatizar e delegar? 


 

VIII. Transformar problemas em oportunidades

 

Sabemos que as dificuldades fazem parte do jogo, mas que também um problema abordado desde uma boa perspectiva pode e deve gerar uma evolução ou uma mudança de rumo positivas. 

 

Poderemos até aguardar para resolvê-lo caso seja necessário, mas o resultado final do processo nunca poderá ser a ausência de decisão ou a estagnação sobre alguma coisa que precise de decisão e ação.


IX. Aprender e aplicar o conhecimento

 

Sem importar o momento da vida em que a gente estiver, o aprendizado é a base do desenvolvimento de qualquer indivíduo ou grupo: não aprender é estagnar-se, aprender é evoluir.  

 

No entanto, de nada serve consumir tempo estudando se não vamos tirar algum tipo de proveito desse saber, não é?   

 

Ser capazes de aplicar na prática um determinado conhecimento é a melhor prova de que ele realmente foi assimilado e esse sempre é o nosso objetivo final com relação ao aprendizado.


________________________
 

 

Com todo este sistema, o que procuramos principalmente é conectar com amigos de ideias coincidentes (pelo menos, com relação às apresentadas aqui), seja de clientes ou de colaboradores, e para isso a primeira coisa é, obviamente, apresentá-las.

 

Queremos que quem se vincule a nós, experimente nossa proposta como um prato que, além de alimentar, seja saboreado com prazer.

 

Caso você esteja entre essas pessoas, lhe damos as boas-vindas. Faremos o nosso melhor para que você se sinta bem em nossa casa.

Equipe Baucis Languages